Gestão Global de Resíduos 

A Gestão de Resíduos é o core-business da Mirapapel e é onde se aplica grande parte dos recursos humanos e equipamentos.
A primeira fase da Gestão de Resíduos consiste na caracterização prévia do cliente, realizando um levantamento de toda a informação ambiental da sua actividade (resíduos, quantidades, espaço, logística, etc.).
Em seguida é apresentada a proposta para prestação de serviços (segundo a classificação dos resíduos pelo código LER), que envolve total descrição do serviço a prestar, da documentação necessária, dos equipamentos necessários, das condições de entrega e de transporte, além dos prazos de recolha.
Após o cliente confirmar as condições propostas para recolha dos resíduos produzidos pela sua actividade laboral, é implementado o plano de gestão de resíduos.

RSU - Resíduos Sólidos Urbanos

Os RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) são recolhidos através dos meios e equipamentos dos municípios nacionais, numa parceria contratual com a SPV – Sociedade Ponto verde.
Este instituto nacional tem responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de vidro, papel, plástico e metais usados em todo o tipo de embalagens de produtos. Para isso, a SPV construiu um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos e Embalagens que se caracteriza - simplificadamente - que foram colocados por todo o país uma rede extensa de Ecopontos para a recolha principalmente de quatro resíduos - vidro, papel, plástico e metal.
A SPV realizou contratos com todos os Municípios de Portugal para a gestão de resíduos em áreas urbanas (RSU) e outros contratos com empresas licenciadas em gestão de resíduos, (OGR - Operadores de Gestão de Resíduos) devidamente especializadas e competentes para gerir resíduos extra urbanos (RSEU) de embalagens.
A empresa Mirapapel trabalha em parceria com os Municípios de Mirandela, Vila Real, Bragança e Chaves na recepção de RSU para o devido tratamento (triagem, prensagem e encaminhamento)


Plano de Gestão de Resíduos

A Mirapapel, Lda. tem como prioridade providenciar a melhor solução para os seus clientes, aproveitando ao máximo os recursos aplicáveis e as parcerias existentes.
Temos como base de trabalho a orientação e execução de projectos oferecendo consultadoria, colocando as nossas competências à disposição do cliente e providenciamos soluções detalhadas e concisas na abordagem de cada problema.
Os resíduos recepcionados na Mirapapel são pesados de seguida é realizada a descarga em local adequado e previamente indicado pelo funcionário presente na recepção, de seguida é realizada se necessária a triagem dos resíduos, posteriormente são reutilizados ou prensados para armazenamento. Por fim o encaminhamento é determinado consoante o destino final ambientalmente mais adequado.
Os resíduos são separados ainda no próprio produtor através equipamentos específicos e adequados aos resíduos, disponibilizados para melhor acondicionamento dos resíduos e optimização de recolha.
A recolha/transporte é realizado após recepção do pedido pelo cliente, de forma a optimizar os recursos disponíveis (espaço, tempo, recursos humanos).
Todos os resíduos recolhidos são encaminhados para as instalações da empresa Mirapapel. Parte dos resíduos recolhidos são tratados em função das autorizações de Gestão de Resíduos da Mirapapel e outra parte encaminhados para os operadores licenciados.