Pilhas - Bem de grande consumo subliminar

No nosso quotidiano, fazemos uso constante de pilhas sem nos apercebermos disso… está intrincado no nosso comportamento rotineiro sem darmos por isso.

As pilhas pertencem á categoria de resíduos perigosos devido aos químicos contaminantes que fazem parte da sua construção e não podem ser depositados em contentores de lixo doméstico ou ecoponto e devem permanecer sempre selados.

A reciclagem de permite que o chumbo dê origem a novos componentes e outros elementos como o manganês, zinco, aço e carbono sejam reaplicados na indústria transformadora. O metal do seu invólucro salvaguarda de derrame de líquidos susceptíveis de verter e contaminação, podendo ser reutilizado em diversos materiais após o desmantelamento adequado.

O destino de qualquer tipo das pilhas ou baterias simples serão os institutos públicos devidamente licenciados para gerir um sistema integrado de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis e de resíduos de pilhas e acumuladores industriais incorporáveis em EEE, como é o caso da Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (Ecopilhas) e mais recentemente da Amb.3E