Pneus - O melhor caso de sucesso da reciclagem em Portugal

Os pneus são um bem de grande consumo mundial e tem um período de vida útil relativamente reduzido (por horizonte temporal), gerando com isso enormes massas negras de borracha.

Contudo, a reciclagem de pneus é um caso de sucesso. Em Portugal - através da rede de valorização Valorpneu, criada em 2002 - é recolhido com bastante eficiência a quase totalidade dos seus pneus usados.

Em 2008 recolheram-se 106,5% destes resíduos, um valor acima da média europeia, que se situa nos 87%. Significa que não só todos os pneus usados vendidos são introduzidos no sistema SGPU como ainda foi capaz de absorver pneus provenientes de lixeiras e depósitos, e a taxa média de deposição em aterro atingiu os 0%, quando na Europa é de 13%.

De origem petrolífera a factor de valor...

Sabendo que a principal origem dos pneus são borrachas feitas a partir de matérias derivadas do petróleo, após o seu tratamento e valorização, é depois utilizado em diversas aplicações (cimento, campos desportivos sintéticos, pavimentos, parques infantis, materiais de construção, etc...).

Além disso, o pneu é ainda fonte de energia pois o excelente poder calorífico (semelhante ao carvão) viabiliza este resíduo como combustível alternativo para produção de energia, poupando desse modo os tradicionais combustíveis fósseis.