Plásticos/Metais - Facilita da vida das pessoas… e do Ambiente também!

A evolução da tecnologia permitiu aplicação do plástico e metal em todo o tipo de bens de consumo dada a sua elevada qualidade, resistência e eficiência: estão presentes nos veículos, nos electrodomésticos, computadores, mobiliário, construções, etc... De forma tão comum que mal damos pela sua presença. As suas propriedades permitem reduzir o uso de outros materiais na mesma embalagem, reduzindo o volume, peso e consumo energético.

Os produtos plásticos e de metal têm um longo período de vida útil, elevada resistência ao desgaste e continuam úteis no final do seu ciclo de vida através da reciclagem e/ou valorização energética. Os plásticos e metais são materiais valiosos para que sejam deitados fora e desaproveitados.

Os resíduos de plástico representam não mais de 9% do volume total de RSU, mas contribuem com 30% da energia produzida pela incineração controlada dos RSU, pois o material plástico tem um elevado valor energético, ao nível do carvão ou do petróleo!


O sistema nacional - Ponto Verde (SPV)

A Sociedade Ponto Verde é o instituto nacional com responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de vidro, papel, plástico e metais usados em todo o tipo de embalagens de produtos.