Óleo Mineral - Óleos Lubrificantes

Os óleos lubrificantes são usados em motores, maquinaria e equipamentos industriais, prolongando a vida útil das máquinas e respectivos componentes pela redução de atrito e controlo da temperatura. Genericamente, existem dois tipos de óleo - mineral (refinado a partir de petróleo) e sintético (produzido em laboratório.

Os óleos lubrificantes usados em vão perdendo as suas qualidades ao estarem expostos a temperaturas elevadas, partículas contaminantes, mistura com outros aditivos e/ou combustível, além que uma boa percentagem é consumido por combustão ou fugas.

Os óleos usados são classificados como resíduos perigosos porque contém metais pesados perigosos para a saúde e para o ambiente. A sua recolha prevê inserção em processos de recuperação (refinação, filtragem, etc...) que melhoram as características. Mesmo assim, a qualidade dos óleos lubrificantes reciclados não é utilizado como novo lubrificante, servindo apenas para valorização energética ou como uma reduzida parte de combustíveis.